XXVI Olimpíada Brasileira de Informática

SuperChef

Paulo, Rita, Sara e Tito estão participando do SuperChef, uma competição entre chefes de restaurantes. A cada turno da competição um prato diferente deve ser preparado e os participantes são eliminados se não conseguem preparar o prato de maneira satisfatória. Antes de preparar os pratos os participantes devem buscar os ingredientes na despensa, e para isso são ordenados numa fila. Ao final de cada turno a fila é reordenada de acordo com uma das seguintes regras:

  • Regra A: quem estava na última posição é colocado imediatamente à frente de quem estava anteriormente na primeira posição.
  • Regra B: quem estava na terceira posição é colocado imediatamente à frente de quem estava anteriormente na segunda posição.
  • Regra C: quem estava na terceira posição é colocado imediatamente à frente de quem estava anteriormente na primeira posição.

A regra a ser utilizada é definida pela organização do SuperChef a cada turno. Se uma regra envolve uma posição em que o participante foi eliminado, essa regra não pode ser usada. Por exemplo, se o participante que estava na última posição é eliminado, a regra A não pode ser utilizada. Se nenhuma das regras pode ser utilizada, os participantes permanecem na mesma posição na fila.

Questão 1. Se a ordem num turno é Tito, Paulo, Rita, Sara e somente Rita é eliminada nesse turno, então qual das seguintes alternativas é a ordem dos participantes para o próximo turno?
Paulo, Sara, Tito
Paulo, Tito, Sara
Sara, Tito, Paulo
Sara, Paulo, Tito
Tito, Paulo, Sara

Questão 2. Se a ordem num turno é Rita, Paulo, Sara, Tito e nenhum participante é eliminado nesse turno, então qual das seguintes alternativas é sempre verdadeira sobre a ordem da fila no próximo turno?
Rita é a segunda da fila.
Paulo é o terceiro da fila.
Sara é a primeira da fila.
Tito é o primeiro da fila.
Tito é o quarto da fila.

Questão 3. Se a ordem num turno é Paulo, Sara, Tito, Rita e nenhum participante é eliminado nesse turno, então qual das seguintes alternativas poderia ser a ordem da fila no próximo turno?
Tito, Paulo, Sara, Rita
Paulo, Rita, Tito, Sara
Rita, Paulo, Tito, Sara
Rita, Tito, Paulo, Sara
Sara, Paulo, Tito, Rita

Questão 4. Se dois turnos ocorrem sem que nenhum participante seja eliminado, e se a ordem da fila no terceiro turno é igual à ordem do primeiro turno, então qual das alternativas seguintes representa as regras usadas até o momento?
A seguida de C
A seguida de A
B seguida se C
B seguida de B
C seguida de B

Tarefas Iniciação Nível 2
Promoção:
sbc
Patrocínio
 
Apoio
 
Coordenação