XXVI Olimpíada Brasileira de Informática

Ginastica artística

Numa competição de ginástica artística feminina existem quatro aparelhos: Solo, Mesa, Trave e Paralelas. Cada equipe é composta por quatro atletas e a equipe brasileira conta com as ginastas: Adriana, Bárbara, Carolina e Denise. Os juízes decidiram que haverá quatro rotações (fases) na competição: rotação 1, 2, 3 e 4. Em cada rotação, todas as atletas da equipe se apresentam: uma no Solo, outra na Mesa, outra na Trave e outra nas Paralelas. Ao longo da competição, cada atleta precisa se apresentar exatamente uma vez em cada um dos quatro aparelhos. O técnico brasileiro precisa agora decidir uma configuração da equipe para as quatro rotações. Quer dizer, ele precisa decidir quem se apresenta em qual aparelho, em cada rotação. Depois de pensar muito, ele definiu algumas restrições:

  • Na rotação 1, Carolina vai se apresentar na Trave;
  • Na rotação 3, Denise vai se apresentar no Solo;
  • No Solo, Adriana tem que se apresentar antes de Bárbara;
  • Na rotação em que Bárbara se apresenta na Mesa, Denise tem que se apresentar nas Paralelas.

Questão 1. Qual das opções abaixo é uma lista completa e correta das rotações em que Adriana pode se apresentar no Solo?
2 e 4
1 e 2
2
1
2 e 3

Questão 2. Se Carolina se apresenta na Mesa na rotação 4, quantas configurações distintas são possíveis para a equipe?
1
0
4
6
2

Questão 3. Se Bárbara se apresenta nas Paralelas na rotação 1 e Denise não se apresenta nas Paralelas na rotação 4, quem pode se apresentar na Mesa na rotação 3?
Bárbara ou Carolina
Carolina ou Denise
Adriana ou Denise
Adriana ou Carolina
somente Adriana

Questão 4. Qual das opções abaixo é uma lista completa e correta dos aparelhos em que Adriana pode se apresentar rotação 4?
Trave e Paralelas
Mesa, Trave e Paralelas
Mesa e Paralelas
Solo, Mesa, Trave e Paralelas
Mesa e Trave

Tarefas Iniciação Nível 2
Promoção:
sbc
Patrocínio
 
Apoio
 
Coordenação