Os melhores classificados na OBI podem ser convidados a participar de duas competições internacionais: a IOI (Olimpíada Internacional de Informática) e a CIIC (Competição Ibero-Americana de Informática e Computação).

Olimpíada Internacional de Informática

A Olimpíada Internacional de Informática, mais conhecida pela sigla IOI (derivada do nome em inglês International Olympiad in Informatics) é a mais prestigiosa competição internacional em programação. Ela é realizada anualmente, desde 1989, cada ano em um país diferente, e congrega mais de 300 participantes de mais de oitenta países.

Os quatro integrantes da equipe brasileira são escolhidos(as) durante a Semana Olímpica da OBI, através de uma série de provas conhecida como Seletiva da IOI, em dezembro do ano anterior à prova da IOI. São convidados a participar da Seletiva da IOI os melhores classificados da modalidade Programação Nível 2 (cerca de doze alunos são convidados a cada ano). Os quatro melhores classificados na Seletiva da IOI compõem a equipe que representará o Brasil na IOI no ano seguinte.

O Brasil coleciona 42 medalhas na IOI, sendo 3 medalhas de ouro, 11 medalhas de prata e 28 medalhas de bronze.

Confira aqui os participantes e medalhas conquistadas na IOI desde o início da participação do Brasil, em 1999.

Competição Ibero-Americana de Informática e Computação

A CIIC (Competição Ibero-Americana de Informática e Computação) é uma competição anual entre competidores de países latino-americanos, além de Portugal, Espanha e um país convidado anualmemte.

Atualmente são convidados a competir na CIIC os competidores da modalidade Programação Nível 2 que participaram da Seletiva da IOI, durante a Semana Olímpica da OBI, no ano anterior à realização da prova da CIIC.

A prova é realizada simultaneamente em todos os países participantes; cada competidor faz a prova em sua própria escola, sob supervisão de um professor responsável.

Confira aqui os participantes e medalhas conquistadas na CIIC nos últimos anos. Volta ao início