Links rápidos

Consulta Escolas Participantes Consulta Competidores Pré-inscrição de competidor

Inscrição de Competidores

Os competidores são inscritos pelo Coordenador Local da OBI na sua escola. O Coordenador Local é um professor que cadastrou a sua escola na OBI. Clique aqui para verificar se sua escola já está cadastrada na OBI. Clique aqui para verificar se você já está inscrito.

Se sua escola ainda não está cadastrada, você deve procurar um professor e pedir que ele cadastre a escola na OBI.

Se o Coordenador Local da OBI de sua escola fez a sua inscrição e forneceu seu endereço de email, você deve ter recebido uma mensagem com o assunto "OBI2020, inscrição" informando a sua senha para acesso ao sistema da OBI (link "ACESSO COMPETIDORES" no menu da página da OBI, no alto à direita). O link "ACESSO COMPETIDORES" permite visualizar os resultados do competidor, bem como acesso às provas online.

Normalmente o Coordenador Local inscreve os competidores diretamente no sistema da OBI, mas alunos podem também fazer uma pré-inscrição. Nesse caso, a inscrição será concluída quando o Coordenador Local validar os dados da pré-inscrição no sistema da OBI.

Clique aqui para fazer a sua pré-inscrição em sua escola. Note que somente será possível fazer a pré-inscrição para escolas cadastradas na OBI.

Quem pode participar

Podem participar da OBI odos os alunos de escolas regulares de Ensino Básico (ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico/profissionalizante) e alunos cursando o primeiro ano de ensino superior. Excepcionalmente, como programação de computadores não faz parte do currículo oficial das escolas do Ensino Básico, podem participar também alunos de entidades que oferecem cursos avulsos de programação; nesse caso, no entanto, podem participar apenas na Modalidade Programação.

Provas

As provas das Fases 1 (Fase Local) e 2 (Fase Estadual) são realizadas na escola em que o competidor tiver sido inscrito. A prova da Fase 3 (Fase Nacional) é realizada em uma escola sede designada pela Coordenação da OBI, normalmente localizada no mesmo município da escola em que o competidor foi inscrito.

Na OBI2020, excepcionalmente, devido à pandemia de Covid-19, as provas da Fase 1 (Fase Local) poderão ser realizadas online, sob supervisão dos próprios pais dos alunos.

Premiação

São convocados para a Fase 2 (Fase Estadual) os melhores classificados em cada escola (20% dos participantes na Fase Local). São convocados para a Fase 3 (Fase Nacional) os melhores classificados em cada escola (20% dos participantes na Fase Estadual). Os melhores classificados na Fase Nacional recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Todos os participantes recebem Certificados de Participação.

Confira o Regulamento para mais detalhes sobre a OBI. Volta ao início