28a Olimpíada Brasileira de Informática

Bicho-preguiça

O Zoológico de São Paulo fez uma pesquisa pela internet para escolher o nome de seu mais novo habitante, recém-nascido: um lindo e simpático bicho-preguiça. Sete nomes foram colocados na pesquisa: Buda, Fofo, Pingo, Rock, Samba, Teco e Zorro. O Zoológico ordenou os nomes de acordo com o número de votos recebidos, do mais votado para o menos votado. O ganhador ainda não foi anunciado, mas alguns dados da pesquisa foram divulgados:

  • Cada nome recebeu um número diferente de votos.
  • Buda recebeu mais votos do que Teco.
  • Teco recebeu mais votos do que Fofo.
  • Fofo recebeu mais votos do que Rock.
  • Samba não recebeu o menor número de votos.
  • Zorro recebeu menos votos do que Pingo.
  • Zorro recebeu mais votos do que Samba e mais votos do que Teco.

Questão 1. Qual das seguintes alternativas é uma possível lista completa e correta dos nomes ordenados, do mais votado ao menos votado?

Questão 2. Qual das seguintes alternativas é necessariamente verdadeira?

Questão 3. Se Zorro, Teco e Fofo aparecem na ordenação em posições consecutivas (ou seja, um nome imediatamente seguido do outro), qual das seguintes afirmativas é necessariamente falsa?

Questão 4. Qual o número total de nomes cuja posição na lista ordenada já pode ser determinada considerando resultados divulgados?

Questão 5. Qual é o máximo número de nomes que poderiam estar entre os três mais populares da pesquisa?

IJ I1 I2
Tarefas Iniciação Nível 2
Promoção
logo sbc
Patrocínio
Apoio
Coordenação