XXVI Olimpíada Brasileira de Informática
Submeta sua solução

Nome do arquivo: tempo.x, onde x deve ser c, cpp, java, js ou py

Tempo de resposta

Sara adora trocar mensagens com amigos. Como ela recebe e envia muitas mensagens, está preocupada com o tempo que seus amigos esperam para receber respostas das mensagens. As seguintes regras de etiqueta são sempre obedecidas:

  • as únicas mensagens que Sara envia são respostas a mensagens que ela recebeu.
  • Sara envia no máximo uma mensagem como reposta a uma mensagem que recebeu.
  • um amigo de Sara nunca envia uma nova mensagem para Sara até que tenha recebido resposta da mensagem que enviou anteriormente.
O aplicativo de mensagens que Sara e seus amigos usam recebe e envia mensagens instantaneamente. O envio e o recebimento de mensagens são chamados de eventos. O aplicativo registra cada evento na ordem em que os eventos ocorrem, usando dois tipos de registro:
  • R X indica que uma mensagem foi recebida do amigo X.
  • E X indica que uma mensagem foi enviada ao amigo X.
O aplicativo usa ainda um outro tipo de registro, para indicar o tempo que se passou entre dois eventos consecutivos, na forma
  • T X indicando que X segundos se passaram entre o evento anterior e o evento posterior a esse registro.
Se não há registro do tipo T X entre dois registros de eventos consecutivos significa que exatamente 1 segundo se passou entre esses dois eventos. O Tempo de Resposta de uma mensagem é o tempo que se passa entre o recebimento da mensagem por Sara e o envio da resposta a essa mensagem por Sara. Se um amigo recebeu respostas para todas as suas mensagens, o Tempo de Resposta Total para esse amigo é a soma dos Tempos de Respostas para as mensagens desse amigo; caso contrário o Tempo de Resposta Total para esse amigo é -1. Dada a lista de registros do aplicativo de Sara, sua tarefa é determinar o Tempo de Resposta Total para cada amigo.

Entrada

A primeira linha da entrada contém um inteiro N, o número de registros. Os amigos de Sara são identificados por números inteiros. Cada uma das N linhas seguintes descreve um registro e contém um caractere (R, E ou T) seguido de um número inteiro X. No caso de registros dos tipos R e E o valor de X indica um amigo de Sara; no caso do registro de tipo T, o valor de X indica o número de segundos que se passaram entre o evento anterior e o posterior.

Saída

Para cada amigo de Sara seu programa deve produzir uma linha na saída contendo dois inteiros: o número do amigo e o Tempo de Resposta Total para esse amigo, em ordem crescente dos números dos amigos.

Restrições

  • 1 ≤ N ≤ 20
  • 1 ≤ X ≤ 100

Informações sobre a pontuação

  • Para um conjunto de casos de testes valendo 20 pontos, 1 ≤ N ≤ 10.
  • Para um conjunto de casos de testes valendo 80 pontos, nenhuma restrição adicional.

Exemplos

Entrada
5
R 2
R 3
T 5
E 2
E 3
Saída
2 6
3 6
	

 

Entrada
14
R 12
T 2
R 23
T 3
R 45
E 45
R 45
E 23
R 23
T 2
E 23
R 34
E 12
E 34
Saída
12 13
23 8
34 2
45 -1
	

 

Tarefas Programação Nível 2
Promoção:
sbc
Patrocínio
 
Apoio
 
Coordenação