XXVI Olimpíada Brasileira de Informática

Testando a Tela

Uma tela de TV é composta por milhões de leds que acendem e apagam dependendo da imagem mostrada. O conjunto dos leds formam a imagem que vemos. Uma empresa descobriu uma tecnologia revolucionária para telas de TV. No momento estão testando uma tela pequena, de 3 x 3 leds. A tela tem seis comandos, rotulados A, B, C, X, Y, Z. Cada comando inverte o estado de todos os leds da fileira respectiva: se está aceso apaga, se está apagado acende. Assim, os comandos A, B e C invertem o estado de todos os leds da linha respectiva; os comandos X, Y e Z invertem o estado de todos os leds da coluna respectiva. Como exemplo, a figura abaixo mostra a tela num estado inicial e o estado da tela após a sequência de comandos AYC.

Questão 1. Qual das seguintes sequências de comandos, quando aplicada à tela da figura abaixo à esquerda produz a tela da figura abaixo à direita?


ZYA
BZA
CBZ
BZB
XCY

Questão 2. Qual dos sequintes pares de sequências de comandos, quando aplicados a uma mesma tela inicial, não produzem a mesma tela final?
AA e BBBB
XYX e ABZ
ACB e XYZ
B e XYZAC
BB e AA

Tarefas Iniciação Nível Júnior
Promoção:
sbc
Patrocínio
 
Apoio
 
Coordenação