Informações

Com o recente aumento nas taxas de transmissão de Covid-19 na região de Campinas e em outros estados, é impossível garantir que na data anteriormente prevista, 28/3 a 3/4, será possível realizar a Seletiva para a IOI2021 com segurança para todos os envolvidos. Também não é possível adiar muito a seletiva, pois a IOI2021 está programada para 20 a 27 de junho.

Assim, a Coordenação da OBI decidiu realizar a Seletiva da IOI de forma remota:

Além disso, como a Seletiva para a IOI2021 será realizada de forma remota, a Coordenação da OBI está convidando todos os medalhistas (ouro, prata e bronze) da OBI2020 na modalidade Programação Nível 2 para participar da Seletiva. Esse convite é excepcional, e é especialmente dirigido aos medalhistas de bronze que estavam matriculados no segundo ano do ensino médio em 2020 (e portanto potencialmente podem participar não apenas da Seletiva para a IOI2021, mas também da Seletiva para a IOI2022).

Solicitamos que os convidados leiam as informações abaixo e se tiverem interesse confirmem a participação na Seletiva para a IOI2021 preenchendo o Formulário de Confirmação impreterivelmente até as 18:00 horas do dia 8 de março de 2021 (segunda-feira).

O que é

A Seletiva para a IOI2021 é o processo de seleção de competidores para duas competições internacionais: a IOI (Olimpíada Internacional de Informática; em inglês, International Olympiad in Informatics) e a CIIC (Competição Ibero-Americana de Informática e Computação). A Seletiva é realizada durante uma semana e compreende aulas, discussões sobre soluções problemas e provas.

Para a IOI serão selecionados quatro competidores, para a CIIC serão selecionados dez competidores. A seleção é baseada exclusivamente no desempenho dos competidores nas provas da Seletiva. Cada prova vale um certo número de pontos. A pontuação da Seletiva é a soma do número de pontos das provas.

Os quatro competidores com melhores pontuações na Seletiva são selecionados para participar da IOI. Os dez competidores com melhores pontuações são selecionados para a participar da CIIC.

Provas

As provas ocorrerão em escolas designadas, na cidade do participante, sob observação de um professor observador independente, designado pela Coordenação da OBI. Haverá quatro provas: duas provas com duração de três horas (6, e 8 de abril) e duas provas com duração de cinco horas (7 e 9 de abril).

Aulas e outras atividades

As aulas e outras atividades, como discussão de problemas, serão ministradas por teleconferência. Os competidores podem participar de suas casas ou de suas escolas.

Calendário

As atividades e provas ocorrerão entre os dias 5 e 9 de abril de 2021.

Taxa de ressarcimento

Os convidados para a Seletiva para a IOI2021 Olímpica deverão pagar uma Taxa de Ressarcimento, no valor de R$ 300,00. A taxa de ressarcimento será utilizada para cobrir os custos da organização da Seletiva para a IOI2021.

O pagamento deve ser realizado através de depósito identificado, na conta abaixo descrita. É imprescindível o envio do comprovante de depósito e identificação do convidado/escola para

faturamentosbc.org.br
aos cuidados de Leonardo, com cópia para
olimpinfic.unicamp.br

Se a escola necessita de Nota Fiscal é necessário informar no corpo da mensagem o CNPJ ou CPF, nome e endereço para emissão.

Solicitamos que os depósitos sejam realizados até o dia 10/03/2021.

Conta para depósito:
Banco do Brasil
Agência: 1899-6
Conta: 23943-7
CNPJ: 29532264/0001-78
Titular: Sociedade OBI (esse é o nome da conta da OBI, cujo titular é a Sociedade Brasileira de Computação; o CNPJ acima é o da SBC)

Mesmo que o banco remetente não seja o Banco do Brasil, é necessário realizar depósito identificado. A identificação deve ser inserida no terceiro campo do formulário de depósito (se feito pela internet) ou informado ao caixa do banco (se feito presencialmente) desta forma: OBI seguido do nome do convidado, sem espaços.

Exemplo: OBICARLOSDRUMMOND

Se o pagamento for para mais de um convidado, identificar com o nome de um deles, e especificar no email, ao enviar o comprovante, o nome dos outros convidados(as).

Bolsas de Estudo para participação na Seletiva para a IOI2021

Considerando que alguns alunos e escolas não tenham a possibilidade de arcar com o custo da Taxa de Ressarcimento, especialmente neste momento de pandemia de Covid-19, um grupo de professores Beneméritos da OBI decidiu disponibilizar algumas Bolsas de Estudos. As Bolsas de Estudos disponibilizadas cobrirão os custos das Taxas de Ressarcimento dos alunos, de forma a permitir que esses alunos possam participar da Seletiva para a IOI2021.

Se sua escola não consegue pagar a Taxa de Ressarcimento, e sua família não tem condições de arcar com o custo da Taxa de Ressarcimento, preencha o Formulário de Solicitação de Bolsas de Estudos. Note que você deve também preencher o Formulário de Confirmação de Participação, cujo link está acima. Volta ao início