Informações

Com o recente aumento nas taxas de transmissão de Covid-19 na região de Campinas e em outros estados, é impossível garantir que na data anteriormente prevista, 28/3 a 3/4, será possível realizar a Seletiva para a IOI2021 com segurança para todos os envolvidos. Também não é possível adiar muito a seletiva, pois a IOI2021 está programada para 20 a 27 de junho.

Assim, a Coordenação da OBI decidiu realizar a Seletiva da IOI de forma remota:

Além disso, como a Seletiva para a IOI2021 será realizada de forma remota, a Coordenação da OBI está convidando todos os medalhistas (ouro, prata e bronze) da OBI2020 na modalidade Programação Nível 2 para participar da Seletiva. Esse convite é excepcional, e é especialmente dirigido aos medalhistas de bronze que estavam matriculados no segundo ano do ensino médio em 2020 (e portanto potencialmente podem participar não apenas da Seletiva para a IOI2021, mas também da Seletiva para a IOI2022).

Solicitamos que os convidados leiam as informações abaixo e se tiverem interesse confirmem a participação na Seletiva para a IOI2021 preenchendo o Formulário de Confirmação impreterivelmente até as 18:00 horas do dia 8 de março de 2021 (segunda-feira).

O que é

A Seletiva para a IOI2021 é o processo de seleção de competidores para duas competições internacionais: a IOI (Olimpíada Internacional de Informática; em inglês, International Olympiad in Informatics) e a CIIC (Competição Ibero-Americana de Informática e Computação). A Seletiva é realizada durante uma semana e compreende aulas, discussões sobre soluções problemas e provas.

Para a IOI serão selecionados quatro competidores, para a CIIC serão selecionados dez competidores. A seleção é baseada exclusivamente no desempenho dos competidores nas provas da Seletiva. Cada prova vale um certo número de pontos. A pontuação da Seletiva é a soma do número de pontos das provas.

Os quatro competidores com melhores pontuações na Seletiva são selecionados para participar da IOI. Os dez competidores com melhores pontuações são selecionados para a participar da CIIC.

Atualização: este ano a Seletiva também vai ser utilizada para selecionar a equipe brasileira feminina que irá disputar como convidada a EGOI 2021 - 1st European Girls' Olympiad in Informatics. Por esse motivo, algumas competidoras adicionais foram convidadas: as duas competidoras melhores classificadas na modalidade P2 (além das duas medalhistas) e as duas competidoras melhores classificadas na modalidade P1 do Torneio Feminino de Computação.

Provas

As provas ocorrerão em escolas designadas, na cidade do participante, sob observação de um professor observador independente, designado pela Coordenação da OBI. Haverá quatro provas: duas provas com duração de três horas (6, e 8 de abril) e duas provas com duração de cinco horas (7 e 9 de abril).

Aulas e outras atividades

As aulas e outras atividades, como discussão de problemas, serão ministradas por teleconferência. Os competidores podem participar de suas casas ou de suas escolas.

Calendário

O calendário foi alterado!!

As atividades e provas ocorrerão entre os dias 5 e 9 16 de abril de 2021.

Taxa de ressarcimento

Os convidados para a Seletiva para a IOI2021 Olímpica deverão pagar uma Taxa de Ressarcimento, no valor de R$ 300,00. A taxa de ressarcimento será utilizada para cobrir os custos da organização da Seletiva para a IOI2021.

O pagamento deve ser realizado através de depósito identificado, na conta abaixo descrita. É imprescindível o envio do comprovante de depósito e identificação do convidado/escola para

faturamentosbc.org.br
aos cuidados de Leonardo, com cópia para
olimpinfic.unicamp.br

Se a escola necessita de Nota Fiscal é necessário informar no corpo da mensagem o CNPJ ou CPF, nome e endereço para emissão.

Solicitamos que os depósitos sejam realizados até o dia 10/03/2021.

Conta para depósito:
Banco do Brasil
Agência: 1899-6
Conta: 23943-7
CNPJ: 29532264/0001-78
Titular: Sociedade OBI (esse é o nome da conta da OBI, cujo titular é a Sociedade Brasileira de Computação; o CNPJ acima é o da SBC)

Mesmo que o banco remetente não seja o Banco do Brasil, é necessário realizar depósito identificado. A identificação deve ser inserida no terceiro campo do formulário de depósito (se feito pela internet) ou informado ao caixa do banco (se feito presencialmente) desta forma: OBI seguido do nome do convidado, sem espaços.

Exemplo: OBICARLOSDRUMMOND

Se o pagamento for para mais de um convidado, identificar com o nome de um deles, e especificar no email, ao enviar o comprovante, o nome dos outros convidados(as).

Bolsas de Estudo para participação na Seletiva para a IOI2021

Considerando que alguns alunos e escolas não tenham a possibilidade de arcar com o custo da Taxa de Ressarcimento, especialmente neste momento de pandemia de Covid-19, um grupo de professores Beneméritos da OBI decidiu disponibilizar algumas Bolsas de Estudos. As Bolsas de Estudos disponibilizadas cobrirão os custos das Taxas de Ressarcimento dos alunos, de forma a permitir que esses alunos possam participar da Seletiva para a IOI2021.

Se sua escola não consegue pagar a Taxa de Ressarcimento, e sua família não tem condições de arcar com o custo da Taxa de Ressarcimento, preencha o Formulário de Solicitação de Bolsas de Estudos. Note que você deve também preencher o Formulário de Confirmação de Participação, cujo link está acima. Volta ao início