A OBI disponibiliza gratuitamente, para escolas em geral, a ferramenta de correção automatizada de testes de múltipla escolha desenvolvida pela OBI e utilizada na correção das provas da Modalidade Iniciação. A ferramenta, denominada Sisca (Sistema de Correção Automatizada), está disponível para uso, sem custo, por escolas públicas ou privadas.

O sistema Sisca

O sistema Sisca gera folhas de respostas personalizadas (por exemplo com o nome da escola, disciplina e data da prova). As folhas devem ser então impressas em papel e distribuídas aos alunos para preenchimento durante a prova.

O sistema também disponibiliza a correção automatizada das folhas de respostas preenchidas. Para isso, as folhas de respostas preenchidas pelos participantes devem ser digitalizadas (escaneadas) e enviadas pela internet para correção, juntamente com um arquivo de gabarito que descreve as respostas esperadas. O resultado da correção é enviado em uma mensagem de correio eletrônico, contendo dois arquivos: um relatório de correção (formato texto), e uma planilha (formato csv).

O sistema Sisca foi recentemente atualizado para permitir um número maior de questões (o sistema permite até 100 questões na folha de respostas), um número maior de dígitos do número identificador do participante (até 40 dígitos), além de melhor confiabilidade. A versão anterior do sistema Sisca vai continuar disponível até 31 de ezembro de 2018.