Sobre a OBI
É necessário pagar alguma taxa para participar da OBI?
Quem pode participar e quais são os níveis da Modalidade Iniciação?
- Nível Júnior, para alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental,
- Nível 1, para alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental e
- Nível 2, para alunos do oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental.
É preciso saber programar computadores para participar da OBI?
Mas um dos objetivos da OBI é incentivar a disseminação do aprendizado de raciocínio computacional e introdução à programação de computadores, e portanto alunos do Ensino Fundamental são incentivados a participar o mais cedo possível da Modalidade Programação, cujas provas envolvem o desenvolvimento de programas de computador para resolver tarefas.
Alunos do Ensino Médio somente podem participar da Modalidade Programação e nesse caso realmente é necessário saber rudimentos de programação de computadores, em alguma das linguagens de programação aceitas pela OBI (C, C++, Java, Javascript, Python2 e Python3).
Quem pode participar e quais os níveis da Modalidade Programação?
Os níveis dessa modalidade são:
- Nível Júnior, para alunos até o nono ano do ensino fundamental (alunos de anos anteriores também podem participar),
- Nível 1, para alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (alunos do Ensino Fundamental também podem participar) e
- Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio (alunos de anos anteriores também podem participar).
- Nível Sênior, para alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação.
Sou aluna do ensino médio integrado à educação profissional. Posso participar da OBI?
Não. Pelo regulamento da OBI, cada aluno pode ser inscrito em apenas uma modalidade e apenas um nível.
O objetivo da OBI é incentivar que alunos e escolas se interessem por assuntos de computação, em especial raciocínio lógico, raciocínio algorítmico e programação de computadores. A modalidade iniciação não é exatamente "computação"; mas é muito boa para detectar talentos em raciocínio lógico, uma das bases para programação de computadores. Não queremos incentivar que as escolas "preparem" seus alunos para a modalidade Iniciação, seria mais útil (para os propósitos da OBI) que esse esforço fosse direcionado para o ensino de rudimentos de programação. Por isso, desejamos que o aluno comece o mais cedo possível na modalidade (nível Júnior), para que tenha tempo de desenvolver seu talento.
Inscrições
Minha escola não está cadastrada na OBI, como faço para cadastrá-la?
Meu nome está errado no cadastro da OBI deste ano. Como faço para consertar?
Há um número mínimo ou máximo de participantes da escola?
Qual o prazo para inscrever competidores?
Para escolas que conseguirem fazer a prova presencial, pode-se deixar o aluno fazer a prova (por exemplo, para esperar para ver quem aparece) e depois da prova, antes de enviar as submissões do competidor, fazer sua inscrição. Nesse caso, o prazo é quatro dias após término do período de realização da prova.
Provas
Onde são realizadas as provas da Fase Local (Fase 1)?
Excepcionalmente, devido à pandemia de Covid-19, este ano será também possível realizar a prova online, sob supervisão dos próprios pais.
Como serão realizadas as provas online da Fase Local (Fase 1)?
As provas da Fase Local (Fase 1) serão realizadas utilizando um ambiente de provas desenvolvido para a OBI. O ambiente de provas é similar ao ambiente Pratique do site da OBI.
O ambiente de provas controla o tempo de prova e armazena as respostas dos competidores. O tempo de prova começa a ser contado a partir do momento que o competidor inicia a prova; após o tempo de prova se esgotar o competidor não tem mais acesso ao ambiente de provas e não pode mais alterar suas respostas. Os competidores podem submeter/alterar suas respostas um número pré-determinado de vezes durante a prova (esse número é bastante alto, tipicamente algumas dezenas).
Nas duas modalidades, Iniciação e Programação, número de pontos obtido pelo competidor NÃO é fornecido ao final da prova. As provas serão corrigidas posteriormente, juntamente com as provas dos competidores que realizarem a prova presencialmente nas escolas.
Na modalidade Iniciação, durante a prova o ambiente de provas disponibiliza o tempo restante, o número de submissões restantes, o número de questões que já foram resolvidas e o número de questões total de cada tarefa.
Na modalidade Programação, durante a prova o ambiente de provas disponibiliza o tempo restante e o resultado de cada submissão. O "resultado" de cada submissão é a solução ser julgada "aceita" ou "rejeitada". Uma solução "aceita" significa que compilou e executou um único teste simples fornecendo a resposta esperada. Uma solução "rejeitada" significa que a solução não compilou corretamente ou ao executar o teste simples não forneceu a resposta esperada. Uma solução ser julgada "aceita" não significa que o competidor vai realmente ganhar pontos pela solução. O esquema "aceita/rejeitada" é somente uma forma de minimizar erros de submissão, como por exemplo submeter (erroneamente) a solução construída para a tarefa A como solução para a Tarefa B. O ambiente de provas permite visualizar o relatório de correção (do teste único) de todas as soluções submetidas, bem como recuperar o programa fonte enviado como solução.
Para que o competidor possa realizar a prova on-line o Coordenador Local da OBI na escola deve:
- Cadastrar o email do competidor durante a inscrição do competidor (pode também adicionar o email após ter feito a inscrição, editando as informações do competidor).
- Autorizar o competidor a realizar a prova da Fase 1 online.
Ao ter seu email cadastrado, o competidor recebe uma mensagem com informações para acessar sua página pessoal no site da OBI. Ao ser autorizado a realizar a prova online, sua página pessoal mostra um link para o ambiente de provas.
Solicitamos a todos os competidores que observem os princípios olímpicos, realizando a prova de acordo com o regulamento. A prova deve ser resolvida individualmente, sem ajuda ou comunicação com outras pessoas. Solicitamos também que os competidores não comentem a prova até o final do período de aplicação da mesma.
Onde são realizadas as provas da Fase Estadual (Fase 2)?