A prova é individual e sem consulta a qualquer material, impresso ou digital. Exemplos de material proibido durante a competição incluem:

São permitidos:

Durante a prova os competidores não devem:

Início e final da prova

Os competidores devem preparar previamente o computador de trabalho e um telefone celular conforme descrito em ambiente de prova.

Antes de iniciar a prova, o competidor deve:

Ao final da prova, o competidor deve:

Tarefas

Submissões

Pontuação

A pontuação da prova é calculada da seguinte maneira:

Por exemplo, considere um competidor que realizou duas submissões para uma tarefa que contém dois grupos de casos de teste. A primeira submissão recebeu 30 pontos para o primeiro grupo e 10 pontos para o segundo grupo. A segunda submissão recebeu 0 pontos para o primeiro grupo e 40 pontos para o segundo grupo. Então, a sua pontuação final para essa tarefa é 70 (ou seja, max(30,0) + max(10,40)).

Resultados da correção

Os competidores podem usar o CMS para visualizar o status de suas submissões e um pequeno relatório sobre eventuais erros de compilação de seu programa fonte.

Para cada submissão, o sistema de correção mostra a pontuação para cada sub-tarefa ou grupo de casos de teste. Se uma sub-tarefa (ou grupo) não é totalmente resolvida, o corretor mostra o resultado apenas do primeiro caso de teste entre os casos de testes com menor pontuação da tarefa. O resultado inclui o número do caso de teste e uma das seguintes razões:

Para tarefas com pontuação parcial, ao invés de A saída está correta ou A saída está incorreta, a resposta indica "Aceita" ou "Resposta errada". Aceita significa que a submissão produziu uma resposta correta. Note que a submissão pode não receber a pontuação total, devido a regras descritas no enunciado da tarefa. Resposta errada significa que a submissão violou alguma restrição ou produziu uma resposta incorreta. Se necessário, os significados de Aceita e Resposta errada serão esclarecidos no enunciado da tarefa.

Os casos de teste são ordenados da mesma forma em todas as submissões. Nenhuma informação sobre os dados reais, a saída produzida pela solução do competidor ou qualquer outro detalhe de execução serão fornecidos ao competidor.

Note que a pontuação mostrada é provisória. Há duas maneiras em que esta pontuação pode ser alterada após ter sido mostrada ao competidor:

Comunicação

Durante a prova, os competidores podem fazer perguntas sobre as tarefas, regras ou correção. Esse tipo de pergunta é chamada de Solicitação de Esclarecimento. Competidores podem também fazer solicitações não relacionadas a tarefas, regras ou correção. Esse tipo de pergunta é chamada de Solicitação de Assistência.

Solicitações de Esclarecimento e de Assistência devem ser feitas usando o CMS, no menu Comunicação.

Solicitações de Esclarecimento

Para Solicitações de Esclarecimento os competidores devem escrever sua pergunta de forma que uma resposta "sim" ou "não" tenha significado claro. Solicitações de esclarecimento serão respondidas com uma das seguintes respostas:

Respostas mais elaboradas podem ser usadas se o Comitê Científico considerar necessário.

Solicitações de Assistência

Solicitações de Assistência incluem solicitação para sair do posto de trabalho por alguma razão (ir ao banheiro, por exemplo).

Os competidores devem esperar a resposta do Comitê Científico antes de qualquer ação relacionada à solicitação. Em particular, os competidores não devem se levantar do posto de trabalho antes de receberem autorização para isso.

Anúncios

O Comitê Científico pode decidir que é necessário fazer um anúncio geral para todos os competidores, para passar alguma informação importante. O sistema CMS será utilizado também nesse caso. Os competidores podem visualizar os anúncios gerais no menu Comunicação do CMS.

Falhas de conexão

Se a conexão ficar lenta demais para acesso ao CMS pelo computador e à sala do Google Meet pelo telefone celular, o competidor pode desconectar o telefone celular para economizar banda. Assim que possível o competidor deve avisar o Comitê Científico da situação, enviando uma "Solicitação de Assistência" pelo CMS.

No caso de a Internet falhar e o competidor perder a comunicação com o CMS e o Google Meet, o competidor deve:

Se o competidor não conseguir retomar o acesso ao CMS para realizar submissões, ao final do tempo de prova o competidor deve compactar a pasta SubmissoesPerdidas e fazer o upload do arquivo compactado para o endereço indicado pelo Comitê Científico. O Comitê Científico se reserva o direito de aceitar ou rejeitar as soluções submetidas dessa maneira.

Falhas de energia

Se a energia local falhar e o competidor não puder continuar a prova (por exemplo porque usa um computador desktop), o competidor deve comunicar-se com a Coordenação o mais rapidamente possível enviando uma mensagem no grupo de WhatsApp (nesse caso a proibição de uso do telefone celular para comunicação é suspensa). O Comitê Científico decidirá o que fazer dependendo da situação e do tempo que durar a falha de energia. Volta ao início