- Aula
- Revisão
- Editor
- Desafio
Introdução
Objetivo do curso
O objetivo do curso aprender a resolver problemas utilizando o computador; mais especificamente, vamos aprender a escrever programas para resolver tarefas usando o computador. Para isso, vamos usar uma linguagem de programação muito usada hoje em dia: Python.
Inicialmente vamos usar Blockly, uma biblioteca do Google para construir linguagens de programação amigáveis para iniciantes. Aos poucos, iremos fazendo a transição de Blockly para Python, de modo que ao final do curso você poderá programar em Python.
Algoritmo e programa
Um algoritmo é um procedimento composto por uma sequência de instruções (descrições de ações) precisas, que a partir de uma entrada (conjunto de dados) produz uma saída (outro conjunto de dados, que é o resultado da execução do algoritmo).
Um programa de computador é um algoritmo escrito em uma linguagem que um computador entende (chamada de linguagem de programação).
O mais importante na resolução de um problema é encontrar um algoritmo correto e eficiente. Depois de encontrado o algoritmo, a tradução para uma linguagem de programação é relativamente simples. O importante é o algoritmo (a solução); a linguagem de programação é apenas uma ferramenta.
Linguagens de programação
Uma linguagem de programação define comandos que podem ser usados para construir programas. Cada linguagem tem um conjunto específico de comandos e de regras de contrução, mas não é preciso conhecer todos os comandos e todas as regras para começar a programar. Ao longo do curso vamos aprender comandos e regras de Python.
Ambiente de programação
Um ambiente de programação é um programa de computador que nos permite criar, editar e executar nossos próprios programas de computador. Neste curso vamos utilizar um ambiente de programação desenvolvido especialmente para a aprendizagem de programação, chamado Saci. Ele pode ser executado em qualquer computador ou tablet, usando um navegador internet (como Firefox, Explorer, Safari, Opera ou outros).
O ambiente Saci está disponível em https://olimpiada.ic.unicamp.br/saci
Cada aula é apresentada em uma página web com quatro abas:
- a aba Aula apresenta o vídeo da aula
- a aba Revisão apresenta um resumo, em texto, do conteúdo da aula
- a aba Desafio descreve um problema a ser resolvido usando o conteúdo dessa aula e de aulas anteriores
- a aba Editor é o ambiente de programação onde você deve desenvolver o programa para resolver o desafio dessa aula.
A figura abaixo mostra um programa sendo desenvolvido na aba Editor:
Blockly
Neste curso vamos também usar Blockly, uma biblioteca do Google para construir linguagens de programação amigáveis para iniciantes. Com Blockly, os programas são escritos usando uma interface gráfica com blocos que se encaixam com outros blocos, sem necessidade de escrever o programa como um texto. Blockly facilita o desenvolvimento de programas porque limita os erros na construção do programa (erros de sintaxe), permitindo que o usuário se concentre na solução do problema, e não na linguagem de programação.
Você pode alternar entre a programação em Blockly e a programação em Python a qualquer momento, usando o botão Blockly/Python :
A figura abaixo mostra um exemplo de um programa em Blockly, e o programa correspondente em Python.
nome = input() pontos = int(input()) if pontos >= 1500: pontos = pontos + 150 print(nome) print(pontos) |
Mostrando o resultado do programa com Blockly
Em programação é comum nos referirmos informalmente ao resultado do programa como sendo a saída do programa. Isso porque, para vermos o resultado do programa, o computador deve mostrá-lo em algum dispositivo de saída, como uma impressora, a tela de um computador, ou a tela de um relógio digital. No ambiente de programação Saci a saída é mostrada no Painel de Saída, mostrado na figura abaixo:
Para escrever na saída com Blockly usamos o bloco (que vamos chamar de bloco imprima), disponível no menu E/S (abreviatura de Entrada/Saída) da Barra de Ferramentas.
Se esse bloco não tiver nenhum outro bloco encaixado, ele vai escrever uma linha em branco na saída.
Para escrever na saída uma linha com texto, você deve encaixar no bloco imprima um bloco , que vamos chamar de bloco texto. Ele está disponível no menu Texto da Barra de Ferramentas
Por exemplo, o grupo de blocos
Veja como fica esse mesmo programa na linguagem Python:
print("Dez gatos e um cachorro")
Executando o programa no ambiente Saci
Para executar um programa no ambiente saci, use o botão Executa . O resultado é mostrado no Painel de Saída.
Verificando se o programa está correto
Para verificar se seu programa está correto, use o botão Submete . A sua solução será verificada com vários casos de teste. Se ela produzir a resposta correta para todos os casos de teste, ela será considerada correta. O resultado é mostrado no Painel de Saída.
Primeiro programa usando o ambiente Saci
Escreva um programa que produza uma única linha, contendo as palavras "Meu primeiro programa".
Use os blocos e para construir seu programa.
Saída esperada
Meu primeiro programa
Solução
Aqui você encontra um exemplo de solução para o desafio. Mas antes de ver a solução tente resolvê-lo, criando a sua própria solução.
Solução do Desafio
Blockly |
Python# Solução do desafio da Aula 1 print("Meu primeiro programa") |