Aula 4 - Declaração de variáveis e comando de atribuição
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Variáveis

Em programação, uma variável é um nome associado a um valor valor da variável pode ser alterado pelo programa.

Uma variável é composta por

  • um nome
  • um tipo
  • um valor

Nomes de Variáveis

Devem ser formados por combinações de letras maiúsculas (A-Z), minúsculas (a-z), dígitos (0-9) e o caractere sublinhado ( _ ).

  • Não podem começar com dígitos.
  • Não podem conter acentuações.
  • Não podem ser uma palavra reservada da linguagem de programação (uma variável não pode se chamar por exemplo printf).

Exemplos

  • nomes corretos: var1, var2, media, ValorMaximo, x
  • nomes incorretos: Média, printf, 2var

Nota: letras maiúsculas e minúsculas fazem diferença (por exemplo, a variável maxVal é diferente da variável MaxVal).

Criando variáveis em Javascript

Para criar uma variável em Javascript, é necessário declarar a variável, usando a palavra reservada var e indicando o nome da variável. Exemplos:

var nota1;
var nota2;
var media;

Podemos declarar mais de uma variável com o mesmo comando var:

var a,b,c;

Comando de Atribuição

O comando de atribuição é utilizado para armazenar um valor em uma variável. O formato geral do comando de atribuição é:

nome_de_variavel = expressão;

A partir da atribuição, a variável nome_de_variavel passa a armazenar valor atribuído (expressão na definição acima). Depois de ter um valor atribuído, a variável pode ser utilizada em qualquer expressão (inclusive como parte de expressões em atribuições para outras variáveis).

Exemplos:

a = 10;       // a passa a valer 10
b = 100;      // b passa a valer 100
c = a + b;    // c passa a valer 110
a = a + c;    // a passa a valer 120

 

 

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Variáveis, expressões inteiras e comando de atribuição

Escreva um programa que

  • defina uma variável, de nome pontos (note que todas as letras são minúsculas)
  • atribua à variável pontos o valor 10
  • escreva uma linha na saída, contendo um único número inteiro, o resultado da expressão pontos+2

 

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Variáveis, expressões inteiras e comando de atribuição

Escreva um programa que

  • defina três variáveis, de nomes a, b e c
  • atribua às variáveis a, b e c, respectivamente, os valores 1000, 2000 e 3000
  • escreva uma linha na saída, contendo um único número inteiro, o resultado da multiplicação das três variáveis.

 

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Variáveis, expressões reais e comando de atribuição

Escreva um programa que

  • defina duas variáveis de nomes x e y
  • atribua às variáveis x e y, respectivamente, os valores 2.2 e 3.3
  • imprima uma linha, contendo um único número real com precisão de quatro casas decimais, o resultado da divisão da variável x pela variável y.

 

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Soluções para os exercícios

Nesta seção você encontra exemplos de soluções para os exercícios. Mas antes de ver a solução para um exercício tente resolvê-lo, criando a sua própria solução.

Solução do Exercício 1
Solução do Exercício 1
// Solução para o exercício 1, Aula 4

var pontos;

pontos = 10;

printf("%d\n",pontos+2);

 

Solução do Exercício 2
Solução do Exercício 2
// Solução para o exercício 2, Aula 4

var i, j, k;

i=1000;
j=2000;
k=3000;

printf("%d\n",i*j*k);

 

Solução do Exercício 3
Solução do Exercício 3
// Solução para o exercício 3, Aula 4

var i, j;

i=2.2;
j=3.3;

printf("%.4f\n",i/j);

 

 

 
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