Exercício 1
Comentário: (digite uma frase para facilitar a busca)
O objetivo do curso é aprender a resolver problemas utilizando o computador; mais especificamente, vamos aprender a escrever programas para resolver tarefas usando o computador. Para isso, vamos estudar a linguagem de programação Javascript e técnicas de programação.
Um algoritmo é um procedimento composto por uma sequência de instruções (descrições de ações) precisas, que a partir de uma entrada (conjunto de dados) produz uma saída (outro conjunto de dados, que é o resultado da execução do algoritmo).
Um programa é um algoritmo escrito em uma linguagem que um computador entende (chamada de linguagem de programação).
O mais importante na resolução de um problema é encontrar um algoritmo correto e eficiente. Depois de encontrado o algoritmo, a tradução para uma linguagem de programação é relativamente simples. O importante é o algoritmo (a solução); a linguagem de programação é apenas uma ferramenta.
Uma linguagem de programação define comandos que podem ser usados para construir programas. Cada linguagem tem um conjunto específico de comandos e de regras de contrução, mas não é preciso conhecer todos os comandos e todas as regras para começar a programar. Vamos aprender os comandos e regras de Javascript durante o curso.
Um ambiente de programação é um programa de computador que nos permite criar, editar e executar nossos próprios programas de computador. Neste curso vamos utilizar um ambiente de programação desenvolvido especialmente para a aprendizagem de programação, chamado Saci. Ele pode ser executado em qualquer computador ou tablet, usando um navegador internet (como Firefox, Explorer, Safari, Opera ou outros). O ambiente Saci está disponível em http://olimpiada.ic.unicamp.br/saci
Para este exercício não é necessário utilizar a "Área de Trabalho" do ambiente Saci. Você deve resolver o exercício utilizando lápis e papel.
Escreva, em português, o algoritmo para fazer um bolo. Descreva o algoritmo em passos, numerados a partir de 1.
Mostre o algoritmo escrito para alguém (seus pais, ou um amigo ou amiga), para verificar se o algoritmo está claramente descrito, de forma que possa ser executado precisamente.
Para este exercício não é necessário utilizar a "Área de Trabalho" do ambiente Saci. Você deve resolver o exercício utilizando lápis e papel.
Escreva, em português, um algoritmo para resolver o seguinte problema: dada uma lista com a nota de cada aluno da classe na prova de Geografia, determine o número de alunos cuja nota foi igual ou superior à média da turma.
Mostre o algoritmo escrito para alguém (seus pais, ou um amigo ou amiga), para verificar se o algoritmo está claramente descrito, de forma que possa ser executado precisamente.
Nesta seção você encontra exemplos de soluções para os exercícios. Mas antes de ver a solução para um exercício tente resolvê-lo, criando a sua própria solução.
Solução do Exercício 1Há muitas maneiras de descrever um algoritmo para fazer um bolo. A que se segue é apenas um exemplo de uma possível resposta para o problema. Muitos outros detalhes podem ser ainda incorporados.
Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açucar
1 xícara de manteiga ou margarina
1 xícara de leite
3 ovos
1 colher de sopa de fermento químico
Preparo
1. Coloque os ovos e o açucar em uma vasilha e bata, com uma colher de pau, até obter um creme homogêneo.
2. Adicione o restante dos ingredientes na vasilha e bata até obter uma massa homogênea.
3. Coloque a massa em uma forma de bolo anti-aderente.
5. Retire a forma do forno, espere esfriar e extraia o bolo da forma.
Solução do Exercício 2
Há muitas maneiras de descrever um algoritmo para resolver o problema proposto. As seguintes são apenas exemplos de uma possíveis respostas para o problema.
Entrada
Lista contendo nome e nota para cada aluno na prova de Geografia.
Algoritmo
1. Percorra a lista dada e calcule a média da turma.
2. Conhecendo a média da turma, percorra novamente a lista e conte quantos alunos têm a
nota igual ou superior à média da turma.
Esta solução é um pouco mais detalhada do que a anterior.
Entrada
Lista contendo valores de (nota), um valor para cada aluno na prova de Geografia.
Algoritmo
1. Inicie definindo que o valor inicial de SomaDasNotas é igual a zero, e que o valor de NumeroDeAlunos é igual a zero.
2. Para cada valor nota da lista da entrada, faça:
2a. Some um ao valor corrente de NumeroDeAlunos e
2b. Some o valor de nota ao valor corrente de SomaDasNotas.
3. Ao terminar de ler todos os pares da entrada, calcule a média da turma:
3a. MediaDaTurma é igual a SomaDasNotas dividido por NumeroDeAlunos.
4. Conhecendo a média da turma, percorra novamente a lista da entrada. Defina que o valor de Resultado é igual a zero, e para cada valor de nota da lista da entrada, faça:
4a. Se nota é igual ou superior a MediaDaTurma, adicione um ao valor corrente de Resultado.
5. Escreva na saída o valor de Resultado.