Aula 1 - Introdução
  • Resumo
  • Exercício 1
  • Exercício 2
  • Soluções
Avalie esta aula

Introdução

Objetivo do curso

O objetivo do curso é aprender a resolver problemas utilizando o computador; mais especificamente, vamos aprender a escrever programas para resolver tarefas usando o computador. Para isso, vamos estudar a linguagem de programação Javascript e técnicas de programação.

Algoritmo e programa

Um algoritmo é um procedimento composto por uma sequência de instruções (descrições de ações) precisas, que a partir de uma entrada (conjunto de dados) produz uma saída (outro conjunto de dados, que é o resultado da execução do algoritmo).

Um programa é um algoritmo escrito em uma linguagem que um computador entende (chamada de linguagem de programação).

O mais importante na resolução de um problema é encontrar um algoritmo correto e eficiente. Depois de encontrado o algoritmo, a tradução para uma linguagem de programação é relativamente simples. O importante é o algoritmo (a solução); a linguagem de programação é apenas uma ferramenta.

Linguagens de programação

Uma linguagem de programação define comandos que podem ser usados para construir programas. Cada linguagem tem um conjunto específico de comandos e de regras de contrução, mas não é preciso conhecer todos os comandos e todas as regras para começar a programar. Vamos aprender os comandos e regras de Javascript durante o curso.

Ambiente de programação

Um ambiente de programação é um programa de computador que nos permite criar, editar e executar nossos próprios programas de computador. Neste curso vamos utilizar um ambiente de programação desenvolvido especialmente para a aprendizagem de programação, chamado Saci. Ele pode ser executado em qualquer computador ou tablet, usando um navegador internet (como Firefox, Explorer, Safari, Opera ou outros). O ambiente Saci está disponível em http://olimpiada.ic.unicamp.br/saci

 

 

 

Avalie este exercício

Bolo

Para este exercício não é necessário utilizar a "Área de Trabalho" do ambiente Saci. Você deve resolver o exercício utilizando lápis e papel.

Escreva, em português, o algoritmo para fazer um bolo. Descreva o algoritmo em passos, numerados a partir de 1.

Mostre o algoritmo escrito para alguém (seus pais, ou um amigo ou amiga), para verificar se o algoritmo está claramente descrito, de forma que possa ser executado precisamente.

 

Avalie este exercício

Prova de Geografia

Para este exercício não é necessário utilizar a "Área de Trabalho" do ambiente Saci. Você deve resolver o exercício utilizando lápis e papel.

Escreva, em português, um algoritmo para resolver o seguinte problema: dada uma lista com a nota de cada aluno da classe na prova de Geografia, determine o número de alunos cuja nota foi igual ou superior à média da turma.

Mostre o algoritmo escrito para alguém (seus pais, ou um amigo ou amiga), para verificar se o algoritmo está claramente descrito, de forma que possa ser executado precisamente.

 

Avalie esta aula

Soluções para os exercícios

Nesta seção você encontra exemplos de soluções para os exercícios. Mas antes de ver a solução para um exercício tente resolvê-lo, criando a sua própria solução.

Solução do Exercício 1
Solução do Exercício 1

Há muitas maneiras de descrever um algoritmo para fazer um bolo. A que se segue é apenas um exemplo de uma possível resposta para o problema. Muitos outros detalhes podem ser ainda incorporados.

Ingredientes 3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açucar
1 xícara de manteiga ou margarina
1 xícara de leite
3 ovos
1 colher de sopa de fermento químico

Preparo 1. Coloque os ovos e o açucar em uma vasilha e bata, com uma colher de pau, até obter um creme homogêneo.
2. Adicione o restante dos ingredientes na vasilha e bata até obter uma massa homogênea.
3. Coloque a massa em uma forma de bolo anti-aderente. 4. Leve ao forno quente, 150o C, por trinta minutos.
5. Retire a forma do forno, espere esfriar e extraia o bolo da forma.

 

Solução do Exercício 2
Solução do Exercício 2

Há muitas maneiras de descrever um algoritmo para resolver o problema proposto. As seguintes são apenas exemplos de uma possíveis respostas para o problema.

Solução 1

Esta solução apresenta um algoritmo básico, correto mas sem muitos detalhes.

Entrada

Lista contendo nome e nota para cada aluno na prova de Geografia.

Algoritmo

1. Percorra a lista dada e calcule a média da turma.
2. Conhecendo a média da turma, percorra novamente a lista e conte quantos alunos têm a nota igual ou superior à média da turma.

Solução 2

Esta solução é um pouco mais detalhada do que a anterior.

Entrada

Lista contendo valores de (nota), um valor para cada aluno na prova de Geografia.

Algoritmo

1. Inicie definindo que o valor inicial de SomaDasNotas é igual a zero, e que o valor de NumeroDeAlunos é igual a zero.
2. Para cada valor nota da lista da entrada, faça:
   2a. Some um ao valor corrente de NumeroDeAlunos e
   2b. Some o valor de nota ao valor corrente de SomaDasNotas.
3. Ao terminar de ler todos os pares da entrada, calcule a média da turma:
   3a. MediaDaTurma é igual a SomaDasNotas dividido por NumeroDeAlunos.
4. Conhecendo a média da turma, percorra novamente a lista da entrada. Defina que o valor de Resultado é igual a zero, e para cada valor de nota da lista da entrada, faça:
   4a. Se nota é igual ou superior a MediaDaTurma, adicione um ao valor corrente de Resultado.
5. Escreva na saída o valor de Resultado.

 

 

 
Área de Trabalho
Entrada
Programa
Saída