Informações sobre a prova online

Postado por Coordenação em 20/Mai/2020

As provas da Fase Local (Fase 1) serão realizadas utilizando um ambiente de provas desenvolvido para a OBI. O ambiente de provas é similar ao ambiente Pratique do site da OBI.

Em breve será disponibilizada uma "Prova Teste" para que os competidores se familiarizem com o ambiente de provas.

O ambiente de provas controla o tempo de prova e armazena as respostas dos competidores. O tempo de prova começa a ser contado a partir do momento que o competidor inicia a prova; após o tempo de prova se esgotar o competidor não tem mais acesso ao ambiente de provas e não pode mais alterar suas respostas. Os competidores podem submeter/alterar suas respostas um número pré-determinado de vezes durante a prova (esse número é bastante alto, tipicamente algumas dezenas).

Nas duas modalidades, Iniciação e Programação, número de pontos obtido pelo competidor NÃO é fornecido ao final da prova. As provas serão corrigidas posteriormente, juntamente com as provas dos competidores que realizarem a prova presencialmente nas escolas.

Na modalidade Iniciação, durante a prova o ambiente de provas disponibiliza o tempo restante, o número de submissões restantes, o número de questões que já foram resolvidas e o número de questões total de cada tarefa.

Na modalidade Programação, durante a prova o ambiente de provas disponibiliza o tempo restante e o resultado de cada submissão. O "resultado" de cada submissão é a solução ser julgada "aceita" ou "rejeitada". Uma solução "aceita" significa que compilou e executou um único teste simples fornecendo a resposta esperada. Uma solução "rejeitada" significa que a solução não compilou corretamente ou ao executar o teste simples não forneceu a resposta esperada. Uma solução ser julgada "aceita" não significa que o competidor vai realmente ganhar pontos pela solução. O esquema "aceita/rejeitada" é somente uma forma de minimizar erros de submissão, como por exemplo submeter (erroneamente) a solução construída para a tarefa A como solução para a Tarefa B. O ambiente de provas permite visualizar o relatório de correção (do teste único) de todas as soluções submetidas, bem como recuperar o programa fonte enviado como solução.

Para que o competidor possa realizar a prova on-line o Coordenador Local da OBI na escola deve:

Ao ter seu email cadastrado, o competidor recebe uma mensagem com informações para acessar sua página pessoal no site da OBI. Ao ser autorizado a realizar a prova online, sua página pessoal mostra um link para o ambiente de provas. O competidor pode realizar a prova a qualquer momento durante o período de aplicação da prova.

Solicitamos a todos os competidores que observem os princípios olímpicos, realizando a prova de acordo com o regulamento. A prova deve ser resolvida individualmente, sem ajuda ou comunicação com outras pessoas. Solicitamos também que os competidores não comentem a prova até o final do período de aplicação da mesma. Volta ao início