Modalidade Iniciação

As provas da Modalidade Iniciação não exigem nenhum conhecimento especial. As tarefas abordam problemas de lógica e são feitas com lápis e papel. Apesar de não necessitarem de conhecimento anterior, a prática com tarefas de anos anteriores ajuda a obter melhores resultados. Uma fonte de estudo e treinamento é o livro Jogos de Lógica, escrito pelo prof. Wellington Santos Martins, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. O prof. Wellington gentilmente disponibiliza seu livro gratuitamente para participantes da OBI.

Modalidade Programação

A Ementa da Modalidade Programação indica o conhecimento esperado dos competidores em cada Nível da Modalidade Programação.

As provas serão feitas de forma que com os conteúdos especificados para um determinado nível seja possível resolver todas as tarefas daquele nível de forma completa.

Os tópicos possuem links de referência para que o aluno possa iniciar ou aperfeiçoar seus estudos. O conteúdo das referências não limita o escopo das provas, ou seja, as provas podem requerer conhecimentos que não estão presentes em nenhuma das referências. Além disso, algumas referências sugeridas para os tópicos têm uma abordagem muito mais profunda que o necessário, dependendo do nível para o qual está treinando. Além disso, algumas referências são em inglês, para competidores em níveis mais avançados. Volta ao início