XXVI Olimpíada Brasileira de Informática
Submeta sua solução

Nome do arquivo: mina.x, onde x deve ser c, cpp, java, js ou py

Mina

Nossa mina de ouro será representada por N linhas e N colunas de quadrados. O mineiro está no quadrado inicial (superior esquerdo) e precisa cavar até o quadrado final (inferior direito), onde existe a maior concentração de ouro da mina. Alguns quadrados, porém, estão bloqueados por pedras, o que dificulta o trabalho. Sabendo que o mineiro pode realizar apenas movimentos ortogonais, seu programa deve calcular o número mínimo de quadrados bloqueados pelos quais o mineiro tem que passar para chegar no quadrado inferior direito. Os quadrados inicial e final nunca estão bloqueados. A figura abaixo ilustra três possíveis minas, para N=8, para as quais os números mínimos de quadrados bloqueados são, respectivamente, três, zero e nove. A figura também mostra três possíveis trajetórias mínimas, como exemplo.

Entrada

A primeira linha da entrada contém um inteiro N, 2 ≤ N ≤ 100, representando as dimensões da mina. Cada uma das N linhas seguintes contém N inteiros, definindo os quadrados da mina. O inteiro 0 representa um quadrado livre e o inteiro 1, um quadrado bloqueado.

Saída

Seu programa deve produzir uma única linha, contendo um único inteiro, o número mínimo de quadrados bloqueados pelos quais o mineiro tem que passar para chegar no quadrado final.

Exemplos

Entrada
6
0 1 0 0 0 0
1 1 0 0 1 1
1 0 1 1 1 1
0 0 0 1 1 0
0 0 1 1 1 0
0 1 0 0 0 0
Saída
3
	
Entrada
2
0 0
1 0
Saída
0
	
Tarefas Programação Nível 2
Promoção:
sbc
Patrocínio
 
Apoio
 
Coordenação