Temperatura Lunar

 Você está visitando: Início > OBI2014 > Informações Gerais > Modalidade Iniciação >
                                            > Modalidade Iniciação Nível 2 > Exemplos de Tarefas

 

Temperatura Lunar

Sem as proteções da atmosfera e do cinturão magnético que existem na Terra, a Lua fica exposta ao ataque do Sol, que é um astro em constante explosão atômica. As explosões do Sol emitem ondas letais de partículas. Uma pessoa que ficasse desprotegida na superfície da Lua, num lugar onde o Sol incidisse diretamente, sofreria um bombardeio radioativo tão intenso quanto se estivesse nas imediações da usina russa de Chernobyl no momento do que matou 31 pessoas, em 1986. Além da radiação solar, outro efeito desta falta de proteção contra o Sol que existe na Lua é a enorme variação de temperatura. Nas regiões próximas do equador lunar, a variação de temperatura é brutal, passando de cerca de 130 graus positivos durante o dia a 129 graus negativos à noite. Para estudar com mais precisão as variações de temperatura na superfície da Lua, a NASA enviou à Lua uma sonda com um sensor que mede a temperatura de 1 em 1 minuto. Um dado importante que os pesquisadores desejam descobrir é como se comporta a média da temperatura, considerada em intervalos de uma dada duração (uma hora, meia hora, oito horas, etc.). Por exemplo, para a seqüência de medições 8, 20, 30, 50, 40, 20, -10, e intervalos de quatro minutos, as médias são respectivamente 108/4=27, 140/4=35, 140/4=35 e 100/4=25.

1. Tarefa

Você foi recentemente contratado pela NASA, e sua primeira tarefa é, a partir de algumas seqüências de temperaturas medidas pelo sensor e do tamanho do intervalo, informar qual a maior e qual a menor temperatura média observadas, considerando o tamanho do intervalo dado.

2. Dados

Você deverá resolver vários testes, cada um dado no seguinte formato e separados por uma linha em branco. A primeira linha de um teste contém dois números inteiros positivos N e M, que indicam respectivamente o número total de medições de temperatura de uma seqüência obtida pelo sensor, e o tamanho dos intervalos, em minutos, em que as médias devem ser calculadas. As N linhas seguintes contêm um número inteiro cada, representando a seqüência de medidas do sensor.

Exemplo de Dados

4 2
-5
-12
0
6

7 4
35
-35
5
100
100 
50
50

3. Resposta

Para cada teste dado, você deve escrever duas linhas na resposta. A primeira linha identifica o conjunto de teste, no formato Teste n , onde n é numerado a partir de 1. A segunda linha deve conter dois números inteiros X e Y, representando respectivamente os valores da menor e da maior média de temperatura. O valor da média deve ser truncado, se a média não for um número inteiro (ou seja, deve ser impressa apenas a parte inteira).

Exemplo de Resposta

Teste 1:
-8 3

Teste 2:
26 75

(estas respostas correspondem aos dados do exemplo acima)

5. Conjuntos de Testes

Clique aqui para acessar os conjuntos de dados a serem utilizados.

6. Gabarito

Clique aqui para acessar o gabarito utilizado na correção.

 

Apoio: Unicamp Patrocínio: Fundação Carlos Chagas Promoção: SBC