Informações para Escolas

 Você está visitando: Início > Informações > Informações para competidores > Informações para escolas

 

Informações para Escolas

O sucesso da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) depende essencialmente da participação das escolas, e do trabalho voluntário de professores e colaboradores. A OBI valoriza e agradece a colaboração de todos.

Infra-estrutura necessária na escola

As condições para uma escola sediar a OBI são distintas, dependendo da modalidade escolhida para participação:

Modalidade Iniciação - Nível 1 e Nível 2

Na Modalidade Iniciação os alunos necessitam apenas papel e lápis. As provas são realizadas em salas de aula normais. Na primeira fase, as provas serão corrigidas na própria escola, a partir de gabaritos fornecidos pela organização da OBI.

A Modalidade Iniciação é dirigida a alunos do Ensino Fundamental.

Modalidade Programação - Nível Júnior, Nível 1 e Nível 2

Na Modalidade Programação cada competidor deve ter acesso exclusivo a um equipamento de computação. A infra-estrutura exigida é mínima: um laboratório com computadores que possam ser utilizados pelos competidores nas provas. O laboratório deve incluir um ambiente de programação com ao menos uma das linguagens oficiais da OBI: C, C++, Pascal, Python e Java.

O Nível Júnior é dirigido a alunos do Ensino Fundamental; os níveis 1 e 2 são dirigidos a alunos do Ensino Médio.

Modalidade Universitária

Na Modalidade Universitária cada competidor deve ter acesso exclusivo a um equipamento de computação. A infra-estrutura exigida é mínima: um laboratório com computadores que possam ser utilizados pelos competidores nas provas. O laboratório deve incluir um ambiente de programação com ao menos uma das linguagens oficiais da OBI: C, C++, Pascal, Python e Java.

A Modalidade Universitária é dirigida a alunos cursando pela primeira vez um curso de Ensino de Terceiro Grau.

Tarefas do Delegado da OBI

Além das condições acima, é necessário que a escola designe um professor responsável, que deverá se incumbir da organização da prova localmente. O professor designado agirá como Delegado Local da Olimpíada, sendo responsável pela organização local da OBI.

O Delegado da OBI é responsável por:

  • preencher o Cadastro da Escola (consulte antes Instruções para Cadastro de Escola);
  • inscrever os alunos que irão fazer a prova em sua escola, responsabilizando-se pela veracidade de informações;
  • realizar a competição em sua escola, nos dias marcados, garantindo o sigilo das provas;
  • corrigir as folhas de resposta dos competidores da Modalidade Iniciação, de acordo com os gabaritos disponibilizados e informar os resultados, pela Internet;
  • enviar, pela Internet, as soluções dos competidores da Modalidade Programação (arquivos de programas) para a organização da OBI, para correção.

A escola pode aceitar inscrições de alunos de outras escolas não cadastradas em sua região que não desejam ou não tenham condições de sediar a OBI, desde que haja disponibilidade.

Cadastro da Escola

Para cadastrar sua escola na OBI, preencha o

 

Promoção: SBC Apoio: CNPq Apoio: Algar Telecom Coordenação: Unicamp