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Regulamento

1. Objetivos

1.1 A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivos:

a. Estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral.
b. Promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental.
c. Proporcionar novos desafios aos estudantes.
d. identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

2. Modalidades

2.1 A OBI é realizada em três modalidades: Modalidade Iniciação , Modalidade Programação e Modalidade Universitária. Cada uma destas modalidades é sub-dividida em Níveis, de acordo com a escolaridade e dificuldade das tarefas apresentadas.
2.2 Na Modalidade Iniciação, as tarefas das provas versarão sobre problemas de lógica e problemas de computação (sobre lógica de programação, mas sem o uso de computador).
2.3 Na Modalidade Programação, as tarefas da prova versarão sobre problemas de programação, com uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação.
2.4 Na Modalidade Universitária, as tarefas da prova versarão sobre problemas de programação, com uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação.
2.5 Cada participante pode ser inscrito em apenas uma modalidade e nível.

3. Eligibilidade

3.1 Nas modalidades Iniciação e Programação é permitida a participação de alunos com no máximo 20 anos completos até primeiro dia de julho do ano de sua participação, e que obedeçam aos requisitos específicos das modalidades, descritos a seguir. Na modalidade Universitária não há limite de idade para participação.

A) Modalidade Iniciação - Nível 1

3.2 É permitida a participação de alunos que estejam cursando até o sétimo ano do Ensino Fundamental.

B) Modalidade Iniciação - Nível 2

3.3 É permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental.

C) Modalidade Programação - Nível Júnior

3.4 É permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental.

D) Modalidade Programação - Nível 1

3.5 É permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental, e de alunos até o primeiro ano do Ensino Médio.

E) Modalidade Programação - Nível 2

3.6 É permitida a participação de alunos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou até o terceiro ano do Ensino Médio.

F) Modalidade Universitária

3.7 É permitida a participação de alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação, no momento da prova da Fase 1 da OBI.

4. Inscrições

4.1 As inscrições deverão ser feitas em Escolas-sede habilitadas pela organização da OBI. Na modalidade Iniciação não é necessario o uso de computadores. Na modalidade Programação e na modalidade Universitária a escola deve disponibilizar um computador por aluno no dia da prova, além de software de ambiente de programação para ao menos uma entre linguagens Pascal, C, C++, Java, Javascript e Python.
4.2 Cada Escola deve credenciar um professor responsável (Delegado Local da OBI), através da página da OBI.
4.3 O Delegado Local da OBI é responsável por (a) inscrever os alunos que irão fazer a prova em sua escola, responsabilizando-se pela veracidade de informações; (b) realizar a competição em sua escola, no dia marcado, garantindo o sigilo das provas; (c) enviar as soluções dos competidores das modalidades Programação e Universitária para a organização da OBI, para correção; (d) corrigir as provas dos competidores da modalidade Iniciação da Fase 1, a partir de gabaritos fornecidos, e enviar a pontuação de cada aluno para organização da OBI;
4.4 As inscrições deverão ser encaminhadas, via Internet, pelos Delegados Locais da OBI, até a data limite divulgada.

5. Provas

5.1 A OBI será realizada em duas fases.
5.2 As provas da Fase 1 serão realizadas na escola onde o aluno realizou a inscrição.
5.3 As provas da Fase 2 serão realizadas em sedes designadas pela organização da OBI, preferencialmente universidades localizadas nas capitais dos estados ou em cidades com grande concentração de competidores classificados.
5.4 As escolas devem obedecer rigorosamente as datas e horários estabelecidos pela organização da OBI para as provas, sob pena de desclassificação dos competidores.
5.5 As tarefas das provas serão estabelecidas pelo Comitê Científico (CC), nomeado pela Comissão Nacional da OBI.
5.6 As datas de realização das provas da OBI serão divulgadas antecipadamente através da página oficial da OBI.
5.7 No dia da prova será permitido o uso somente de lápis, caneta ou lapiseira, borracha, régua e papel para rascunho (não é permitido o uso de calculadoras).
5.8 É obrigatória a apresentação, no dia da prova, de documento de identificação com foto recente, expedido por órgão oficial (Secretaria da Educação, Segurança Pública, Forças Armadas, UNE, UMES ou Ministério do Trabalho).
5.9 O competidor que chegar atrasado no dia da prova não poderá participar da competição.

A) Modalidade Iniciação - Níveis 1 e 2

5.10 As provas da Fase 1 e da Fase 2 serão compostas de questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas e somente uma alternativa correta.

C) Modalidade Programação - Níveis Júnior, 1 e 2

5.11 Durante a prova, cada participante deverá ter acesso individual a um computador pessoal, com capacidade adequada de processamento, sem acesso à Internet, com um ambiente de programação (no mínimo um editor de texto) e compiladores para as linguagens de programação permitidas pela OBI (ao menos uma linguagem).
5.12 As provas da Fase e da Fase 2 serão compostas de tarefas de programação cuja solução envolve a implementação de um programa de computador em uma das linguagens de programação permitidas na OBI.

D) Modalidade Universitária

5.13 Durante a prova, cada participante deverá ter acesso individual a um computador pessoal, com capacidade adequada de processamento, sem acesso à Internet, com um ambiente de programação (no mínimo um editor de texto) e compiladores para as linguagens de programação permitidas pela OBI (ao menos uma linguagem).
5.14 As provas da Fase 1 e da Fase 2 serão compostas de tarefas de programação cuja solução envolve a implementação de um programa de computador em uma das linguagens de programação permitidas na OBI.

6. Linguagens de Programação

6.1 Na Modalidade Programação e na Modalidade Universitária, nas Fases 1 e 2, os competidores podem submeter soluções nas seguintes linguagens de programação:

  • Pascal
  • C
  • C++
  • Python
  • Java
  • Javascript
6.2 Na Seletiva para a Olimpíada Internacional, para os melhores classificados da Modalidade Programação Nível 2, os competidores podem submeter soluções nas seguintes linguagens de programação:
  • C
  • C++
  • Java
  • Pascal
6.3 Os programas submetidos pelos competidores serão compilados em ambiente Linux, utilizando os seguintes compiladores e linhas de comando:
  • C: Compilador GCC versão 4.6.4 ou superior - Linha de comando: gcc -lm -o executavel fonte.c
  • C++: Compilador G++ versão 4.6.4 ou superior - Linha de comando: g++ -lm -o executavel fonte.cpp
  • Pascal: Compilador FreePascal versão 2.4.4 ou superior - Linha de comando: fpc -o executavel fonte.pas
  • Python: Interpretador versão 2.7.3 ou superior
  • Java: JDK 7 ou superior - Linha de comando: java -Xmx512m -Xms512m fonte.class
  • Javascript: Node.js, versão v0.6.12 ou superior
6.4 Todos os esforços serão feitos para compilar corretamente os programas submetidos, com os compiladores acima e eventualmente ainda outros. No entanto, programas que após todas as tentativas ainda apresentarem erros de compilação devido ao uso de compiladores ou de linhas de comando diferentes das indicadas serão considerados incorretos.

7. Resultados

7.1 Todos os resultados oficiais serão divulgados, juntamente com o gabarito das provas, na página oficial da OBI na Internet (http://www.sbc.org.br/olimpiada).
7.2 Para cada fase, calcula-se uma Nota da Fase.
  • Na modalidade Iniciação, a nota de cada Fase é obtida dividindo-se o número de acertos pelo número de questões da prova e multiplicando o resultado por 500, ou seja
  • Nas modalidades Programação e Universitária, a nota de cada Fase é obtida dividindo-se o número de pontos obtidos pelo número de pontos totais de cada prova e e multiplicando o resultado por 500, ou seja:

7.3 A classificação dos competidores na Fase 1, em cada modalidade e nível, é determinada pela Nota da Fase 1.

7.4 Os melhores classificados da Fase 1, em cada modalidade e nível, serão convocados para a prova da Fase 2. Serão convocados:

  • Na modalidade Iniciação:
    • Classificação por escola: em cada escola e nível, o número de competidores correspondente a dez por cento dos alunos da escola que compareceram para realizar a prova da Fase 1, arredondado para cima
    • Classificação por nota: em cada nível, independente da escola, todos os alunos que que atingirem a Nota de Corte definida para o nível. A Nota de Corte será definida de modo que o número total de alunos convocados (considerando Classificação por Nota e Classificação por Escola) corresponda a vinte por cento do total de alunos inscritos na modalidade.
  • Na modalidade Programação, em cada nível, o número de competidores correspondente a pelo menos dez por cento do total de alunos (em todas as escolas) que compareceram para realizar a prova da Fase 1, arredondado para cima.
  • Na modalidade Universitária, o número de competidores correspondente a pelo menos dez por cento do total de alunos (em todas as escolas) que compareceram para realizar a prova da Fase 1, arredondado para cima.

7.5 A Comissão Nacional da OBI pode classificar para a Fase 2 um número maior de alunos em qualquer modalidade a seu critério, sempre mantendo a ordem de classificação entre os alunos.
7.6 Não será fornecida ajuda de custo para os alunos convocados a participar da Fase 2. As despesas com transporte, alimentação e eventual hospedagem deverão correr por conta dos participantes.
7.7 A Classificação Final dos competidores na OBI, em cada modalidade e nível, é determinada pela Nota Final, calculada pela nota da Fase 1 mais 20 vezes a Nota da Fase 2, ou seja:

8. Certificados e Medalhas

8.1 Todos os participantes, delegados e colaboradores terão direito a certificados. Os melhores classificados terão direito a medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, em quantidades a serem determinadas plea Comissão Nacional, dependendo da quantidade de participantes e dos resultados.
8.2 Os certificados serão disponibilizados na Internet para impressão local.
8.3 Se a escola desejar receber os certificados impressos deverá pagar, previamente ao envio, uma taxa destinada a cobrir os custos de correio.
8.4 Se alunos da escola fizerem juz a medalhas, elas serão enviadas junto com os certificados impressos, mediante o pagamento prévio da Taxa de correio.
8.5 O valor da Taxa de correio é R$ 30,00 para escolas públicas e R$ 60,00 para escolas privadas.

9. Semana Olímpica da OBI

9.1 A Semana Olímpica da OBI é destinada aos melhores classificados da Modalidade Programação da OBI e será realizada no Instituto de Computação da Unicamp. Durante a Semana Olímpica acontecem os Cursos de Programação da OBI e a Seletiva para a IOI.
9.2 Os alunos serão convidados para a Semana Olímpica da OBI em ordem decrescente de classificação de acordo com a disponibilidade de vagas.

Cursos de Programação da OBI

9.3 Os melhores classificados da OBI nas Modalidades Programação Nível Júnior e Programação Nível 1 serão convidados a participar dos Cursos de Programação da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, EXCETO alunos que se enquadrem no item 9.5.
9.4 Os seguintes Cursos serão oferecidos durante a Semana Olímpica da OBI:

  • Curso de Aperfeiçoamento em Programação, para os melhores classificados da Modalidade Programação Nível Júnior.
  • Curso de Programação Avançada, para os melhores classificados da Modalidade Programação Nível 1.
9.5 Mesmo tendo uma boa classificação, um aluno participará no máximo uma vez em cada um dos Cursos oferecidos. O intuito é que o aluno, após o Curso, avance para o próximo nível da competição e possa ser convidado para um Curso mais avançado.

Seletiva para a IOI

9.6 Os melhores classificados da OBI na modalidade Programação Nível 2 serão convidados a participar da Seletiva para a IOI (Olimpíada Internacional de Informática).
9.7 A Seletiva para a IOI consiste de uma série de aulas, treinamentos e provas classificatórias. Haverá quatro provas: três provas de duas horas de duração e que podem conter de uma a três questões, e de uma prova que pode conter de três a cinco questões. O Total de Pontos da seletiva será obtido somando-se a pontuação obtida em todas as provas.
9.8 Comporão a equipe brasileira na IOI os quatro alunos com maior Total de Pontos da seletiva. Em caso de empate, será utilizada a classificação na OBI para desempate. Persistindo o empate, a Comissão Nacional da OBI decidirá um critério de desempate.
9.9 Os alunos serão convidados para a Seletiva da IOI em ordem decrescente de classificação de acordo com a disponibilidade de vagas. A critério da Comissão Nacional, poderão também ser convidados os melhores classificados na modalidade Programação Nível 2 que possam participar de mais de uma IOI (por exemplo, o melhor classificado cursando o primeiro ano do ensino médio, o melhor classificado cursando o nono ano do ensino fundamental, etc).
9.10 Será solicitado, pela Organização da OBI, auxílio para custear a vinda dos participantes para a Semana Olímpica da OBI. Se este auxílio não for possível, as despesas de transporte, estadia e alimentação correrão por conta dos participantes.
9.11 Todo aluno que for convidado para a Semana Olímpica da OBI deve participar de todas as atividades agendadas e seguir as regras estabelecidas. A agenda das atividades e as regras serão divulgadas futuramente para os alunos convidados.

10. Disposições Gerais

10.1 As escolas e os participantes, ao inscreverem-se na competição, concordam implicitamente com as regras estabelecidas.
10.2 A Comissão Nacional da OBI terá a última palavra sobre a interpretação deste regulamento.

 

Promoção: SBC Apoio: CNPq Apoio: Algar Telecom Coordenação: Unicamp